Quantas possibilidades existem ao prestar atenção nos sons existentes do nosso cotidiano?
♬♫♬♫♬♫♬♫♬♫
"O envolvimento das crianças com o universo sonoro começa ainda antes do nascimento, pois na fase intra-uterina (sic) os bebês já convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, com o sangue que flui nas veias, a respiração e a movimentação dos intestinos. A voz materna também constitui material sonoro especial e referencia afetiva para eles". (BRITO, 2003, p. 35)
A proposta da ilha sonora foi primeiramente observar a obra de arte Os músicos, de Heitor dos Prazeres e após escutar os sons produzidos pelo ambiente.
A interação dos alunos foi muito satisfatória, onde relataram da sua maneira que na obra haviam músicas, titios, casas, instrumentos e no momento da apreciação sonora foram observados sons existentes como batida na porta, caminhão, ventilador, e próprio silêncio.
Num segundo momento foi organizado ilhas sonoras, nas quais as crianças puderam explorar diferentes elementos sonoros. Em seguida foram convidadas a confeccionar um móbile com os próprios objetos sonoros existentes nas ilhas.
Entre sons, silêncios e movimentos, as crianças tiveram a oportunidade de brincar, experimentar e criar sentidos e significados para o que ouvem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!