Uma das funções essenciais da Educação Infantil é promover a ampliação do repertório cultural da criança, por meio de vivências que respeitam a maneira de elas aprenderem e se expressarem. O universo sonoro traz, em si, múltiplas possibilidades de aprendizagem sobre diversidade cultural, especialmente de gêneros e estilos musicais. Nesta sequência, os pequenos aprendem a valorizar diferentes formas de manifestação cultural, ampliam as referências, descobrem como pesquisar em fontes variadas e apuram a sensibilidade sonora e a expressão gestual.
Portanto a BNCC estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
Nessa semana as crianças do Nível 2-A vivenciaram um pouquinho da cultura indígena, no qual foi proposto momentos em que as crianças puderam conhecer e dançar ao som de músicas indígenas, realizar pinturas coletivas, utilizando tintas naturais (Café, Açafrão, Colorífico) e confeccionar um artesanato indígena (Filtro dos Sonhos) utilizando elementos da natureza.
E o resultado de todas essas vivências não poderiam ser diferentes, muita alegria e empolgação ao descobrir um pouquinho da temática Indígena...
Referências:
http://comin.org.br/
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2887/cultura-sonora-indigena/sobre
http://www.educarparaofuturo.com.br/competencias/repertorio-cultural/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!