A TURMINHA DO NÍVEL 2-A ESTÁ EXPLORANDO AS PÁGINAS DO LIVRO "CADA UM É DE UM JEITO, CADA JEITO É DE UM" e subir e descer escadas é uma das atividades que a nossa personagem mais gosta de fazer na escola. Afinal é nesta faixa etária as crianças possuem grande interesse em adquirir a habilidade de realizar esta tarefa e repetem o exercício várias vezes até atingir seu objetivo.
Que pai ou mãe não fica com o coração na mão ao ver o filho que mal aprendeu a andar querendo descer uma escada sozinho ou subir na cadeira? Ou, então, se culpa por não ter conseguido evitar uma queda da criança que tentava descer da cama?
É justamente em momentos como esses que a criança está desenvolvendo suas habilidades motoras, dentre elas, o equilíbrio, que constitui a base para várias outras. Afinal, praticamente todo movimento que executamos exige equilíbrio, que pode ser tanto dinâmico, relacionado com a capacidade de movimentar-se de maneira adequada, quanto estático, que tem relação com a capacidade de nos mantermos em posição ereta, sem desvios ou oscilações, mesmo com a gravidade atuando sobre nosso corpo.
Além do importante papel que o equilíbrio exerce na execução de funções cotidianas – como andar, ficar em pé, correr e pular – , ele também tem suas implicações no aprendizado da criança, especialmente no processo de alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!