sexta-feira, 25 de maio de 2018

Encantos e possibilidades no trabalho diário com os bebês

Segue o artigo na íntegra e a postagem publicada no jornal Gazeta dia 18/05.

Encantos e possibilidades no trabalho diário com os bebês
Emei Cebolinha
No dia 07 de abril a Emei Cebolinha teve o privilégio de sediar a capacitação dos professores de Educação Infantil do município de Campo Bom com o tema ”Encantos e possibilidades no trabalho diário com os bebês”.
        A organização deste momento foi idealizada pela equipe Cebolinha e ministrada pelas professoras da escola.  Este momento teórico foi embasado no dia a dia do professor da nossa escola, colocando a importância do Ver, do Estar e do Sentir. É preciso estar atento e “ler nas entrelinhas”, tendo um olhar reflexivo e diferenciado, afinal um bebê, ainda que não se expresse verbalmente, se comunica o tempo todo.
         Quando se trabalha com a vivência do aluno, produzimos um conhecimento nato que vem, como diz o título, encantar e ampliar as possibilidades de crescimento do aluno, onde este vai desenvolver suas habilidades de forma prazerosa e de maneira significativa.
         Abordamos também a respeito da organização dos espaços da escola, ressaltando que este ambiente precisa ser rico em estímulos, de forma que os próprios alunos possam fazer a manipulação do material, realizando suas escolhas e construindo assim o seu conhecimento. Dentro desta proposta, as educadoras da rede puderam visitar os diferentes espaços de nossa escola, observando os inúmeros recursos disponíveis no pátio e salas de aula.
Pensando na prática diária do professor, realizamos duas oficinas com a parceira das professoras da rede. Na primeira, confeccionamos “garrafinhas aromáticas”, nas quais colocamos temperos e chás variados a fim de aguçar a curiosidade das crianças, além de estimular o sentido do olfato.
Na segunda oficina, desafiamos as professoras a confeccionar uma “calça sensorial” reaproveitando calças jeans e espuma. As mesmas, além de auxiliar o apoio dos bebês de quatro meses até um ano de idade, tem o objetivo de estimular seus sentidos por meio de objetos e materiais diferenciados.
A capacitação foi um momento rico em troca de experiências e aprendizagens, uma vez que as professoras presentes se envolveram e produziram materiais para enriquecer ainda mais sua prática em sala de aula.
Sabemos da importância de vivenciar nossas conquistas e, principalmente, poder compartilhar as vivências significativas com as educadoras do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que você achou - deixe uma mensagem!